Nas reuniões dos Grupos Familiares Al-Anon e Alateen, fala-se em "Doze Passos", estes Passos fazem parte da recuperação dos membros, e através dos mesmos é possível compreender melhor sobre o alcoolismo e principalmente sobre a si próprio. Estes Passos usados com sabedoria e discernimento, podem vir a ser de grande valor nos momentos difíceis, na vida daqueles que possuem um familiar alcoólico.
Passo Doze: Tendo tido um despertar espiritual, por meio destes Passos, procuramos levar esta mensagem a outras pessoas e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.
Através do sofrimento e as consequências em que a família se depara com o problema do alcoolismo, a recuperação se inicia através da participação nas reuniões de Al-Anon/Alateen. A prática dos Passos constroem um caminho para a recuperação: a mudança nossas atitudes atitudes e reações que se desenvolveram a partir da dolorosa situação do alcoolismo de nossos familiares, o resgate de nossa fé e a confiança em um Poder Maior que nós mesmos.
Aprendemos a importância da Gratidão: Reconhecer o que alguém fez por nós. Agradecer é continuar levando a mensagem àqueles que ainda sofrem com os efeitos do alcoolismo.Cada um de nós tem muito para oferecer ao outro, e isso só irá acontecer à medida que praticamos o Passo Doze.Quando realmente tentamos alcançar o coração dos outros, convidando-os a confiar em nós, descobrimos que havíamos feito tanto por nós mesmos como por eles. Quando cumprimos esta responsabilidade, nossa recompensa é uma dádiva ainda maior: o nosso crescimento espiritual. Com a abertura que damos ao Poder Superior(1) para agir em nossas vidas, estaremos no caminho certo...
Legenda (1) Poder Superior: cada membro o concebe de sua forma, para uns pode ser Deus e para outros o Grupo que frequenta.
